quarta-feira, 28 de abril de 2010

7 igrejas Mapa

as sete igrejas

5. As Sete Igrejas de Deus
A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos apóstolos a várias congregações, e que o
cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro
sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Ásia com
instrução para elas e com mensagens proféticas aplicadas aos sete períodos específicos da história da igreja.
Ao mesmo tempo contém mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente.
Graças a Deus porque neste estudo hoje temos a oportunidade de lê-las, estuda-las e ser abençoados com suas orientações.
Mas lembremos que, além de penetrar em seu conteúdo, devemos obedecer a ele ( Apocalipse 1:3 ), e seremos bemaventurados.
3 MENSAGENS EM COMUM
Há alguma coisa em comum nas cartas escritas às sete igrejas: escreve-se ao anjo ou mensageiro de cada uma delas. Em
cada caso, o Senhor Jesus Se apresenta com uma identificação especial adequada às necessidades desse período da igreja.
Por exemplo, ao escrever a Esmirna (era de perseguição e martírio), apresenta-Se como "o que esteve morto e tornou a
viver" ( Apocalipse 2:8 ). Há um elogio que reflete as virtudes de cada período (menos no caso de Laodicéia, devido a sua
mornidão espiritual). Há uma reprovação destinada a ajudar a crescer em áreas débeis da igreja, com exceção do período de
Esmirna (era das perseguições e martírio) e Filadélfia (era do reavivamento). Também se inclui uma admoestação e uma
promessa. As promessas nós as veremos no estudo número 8.
1. Há três declarações de Jesus que aparecem em Suas mensagens a todas as igrejas e que
é muito importante para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três mensagens universais?
A. "Conheço as tuas . . . . . ..." ( Apocalipse 2:2, 9,13,19; 3:1, 8, 15 ).
B. "Ao que . . . . . . ..." ( Apocalipse 2:7,11,17, 26; 3:5,12, 21 ).
C. “Quem tem ouvidos, ouça o que o . . . . . . . . diz às igrejas ..." ( Apocalipse 2:7, 11,17, 29; 3:6,
13.22 ).
Nota: Dessas três declarações, surgem nitidamente três mensagens de Deus para toda pessoa de nosso século: (1) Deus me
conhece totalmente, não posso enganá-Lo. (2) É imperativo vencer; O apóstolo Paulo nos dá a chave: "Tudo posso nAquele
que me fortalece" ( Filipenses 4:13 ). (3) Devo sempre obedecer à voz do Espírito Santo de Deus.
ANALISANDO AS SETE IGREJAS
Veremos os pontos mais destacados da mensagem às sete igrejas, as quais estavam localizadas na província romana da
Ásia, conhecida como Ásia Menor, na atual Turquia. Veja desenho ao final do estudo.
As sete igrejas são a primeira das séries de sete em Apocalipse (7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas, etc.). A repetição abundante
do número sete nos sugere um uso simbólico. O fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, sugere a idéia de que
foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja cristã. O
estudo da história confirma esta idéia.
ÉFESO: ERA DA PUREZA APOSTÓLICA
2. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período profético de
Éfeso? Apocalipse 2:1-7.
A. Elogio: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua . . . . . . . . . . . . ; sei que não podes
suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem ser . . . . . . . . . e não o são, e os achaste
mentirosos;”
B. Reprovação: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro . . . . .”
As Sete Igrejas de Deus
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Nota: É a época dos apóstolos, durante o século 1. Foi um tempo de grande crescimento. O historiador Gibbons diz que os
cristãos chegaram a ser nessa época uns 6.000.000. Os apóstolos deixaram bem claro, na Santa Bíblia, a pura doutrina de
Cristo.
ESMIRNA: ERA DE PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO
3. Quais seriam as características mais notáveis da época da igreja simbolizada por
Esmirna?
Apocalipse 2:8-11.
A. Elogio: Verso 9 “Conheço a tua . . . . . . . . . e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia
dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.”
Nota: Esmirna representa a igreja desde o ano 100 até o ano 313. Foi o período de horrendas perseguições do Império
Romano contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para esses
fiéis mártires o Senhor não tem reprovação. O período termina com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino
no ano 313.
PÉRGAMO: ERA DE COMPROMISSOS
4. Quais seriam os principais traços do cristianismo durante a época representada por
Pérgamo? Apocalipse 2:12-17.
A. Elogio: "... conservas o Meu . . . . e não negaste a Minha . . ..." ( Apocalipse 2:13 ).
B. Reprovação: "14 entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a
doutrina de . . . . . . , o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel,
introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. 15 Assim tens também
alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas. 16 . . . . . . . . . . . ., pois; ou se não, virei a ti
em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.”
Nota: Pérgamo cobre os séculos IV, V e a primeira metade do VI. Como Satanás não pode destruir a igreja com as
perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos nãoconvertidos
e que conservaram parte de suas idéias. Foi neste período que entraram na igreja os dogmas da: imortalidade
da alma, batismo por aspersão, trindade, guarda do domingo, autoridade da igreja e etc. Esse paganismo todo introduzido
na igreja, foi tirando sua força espiritual, produzindo seus efeitos até os nossos dias.
TIATIRA: ERA DE APOSTASIA
5. Quais seriam os pontos principais da mensagem à época representada por Tiatira?
Apocalipse 2:18-29.
A. Elogio: Verso 19 "Conheço as tuas obras, e o teu . . . . , e a tua . . , e o teu . . . . . . . , e a tua .
. . . . . . . . . . . , e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.
B. Reprovação: Verso 20 "Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa;
ela ensina e . . . . . os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a . . . . . . ;”
Nota: Tiatira representa o período que vai desde o século VI ao XV. É a Idade Média. Jezabel, filha de um rei sidônio,
adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção
religiosa aberta. A igreja se paganizara.
6. Que palavras indicam que ainda ficava um pequeno remanescente? Apocalipse 2:24.
"Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos . . . têm esta doutrina, e
não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei;”
SARDES: ERA DA REFORMA
7. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período
representado por Sardes? Apocalipse 3:1-6.
As Sete Igrejas de Deus
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A. Reprovação: Verso 1 "... Conheço as tuas obras, que tens nome de que estás . . . . . e estás . . .
. . .”
B. Elogio: Verso 4 “Mas também tens em Sardes algumas poucas . . . . . . . que não contaminaram
as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas."
Nota: Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir
caminho por meio da pregação dos reformadores. Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a
morte de seus fundadores, deixaram morrer grande parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.
FILADÉLFIA: ERA DO REAVIVAMENTO
8. Quais são os traços preeminentes do período da igreja profetizado por Filadélfia?
Apocalipse 3:7-13.
A. Elogio: Verso 8 "Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que
ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto . . . . . . . . . a minha palavra e não negaste o
meu nome”
Nota: Filadélfia, que quer dizer amor fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o
nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas Mundiais. Começa a estudar-se o livro de
Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História.
LAODICÉIA: A ERA PRESENTE
9. Quais são as características profetizadas para nosso tempo, representado por Laodicéia?
Apocalipse 3:14-22.
A. Elogio: Não há.
B. Repreensão: Verso 15 e 16 “Conheço as tuas obras, que nem és . . . . nem . . . . . . ... assim
porque és morno, . . . . . . . . . . da minha . . . . “
C. Conselho: Verso 18 "Aconselho-te que de Mim compres . . . . . provado no fogo, e vestiduras
. . . . . . ... e . . . . . . . para ungires os teus olhos..."
10. Qual é a conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto-suficiente Laodicéia?
Apocalipse 3:19.
"Eu repreendo e disciplino a todos quantos amo. Sê, pois, zeloso e . . . . . . . . . . . . ."
Nota: A triste condição de auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, levaria ao ato de Deus vomitá-la Apocalipse
3:16. Ele ainda faz o último convite ao remanescente, e individualmente apela aos sinceros. Não tolera porém seus erros, e
lhes dirige os mais sérios conselhos Apocalipse 3:17. Todavia, se Lhe abrirmos o coração, e a

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O espírito Santo e os Dons

Texto base: I Co. 12.1ss

Introdução: Os dons do Espírito säo de suma importância para a igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus, pois os mesmo tem como objetivo equipar a igreja do Mestre para a obra que lhe foi confiada.

1. Definindo o dom
A palavra dom provem da palavra grega CHARISMA, e significa um dom pela graça, um dom livre, gratificação divina, dote espiritual, capacidade milagrosa. Esta palavra e usada especialmente para designar os dons do Espírito. Cf. 1 Co. 12.4-10

2. Existe três tipos de dons
2.1. dons naturais
2.2. dons ministeriais – Ef. 4.11
2.3. dons espirituais – I Co. 12.1ss

2.3.1. existe o dom do Pai – é o Filho – Jô. 3.16
2.3.2. existe o dom do Filho – é o Espírito Santo – At. 2.1ss
2.3.3. existe o dom do Espírito Santo – são nove distribuídos a igreja de Cristo – I Co . 12.1-11

3. A finalidade dos dons

3.1. A edificação da igreja – Ef. 4.7-16; I Ped. 2.5; I Co. 2.9-12
3.2. A glorificação do nome de Jesus – I Co. 10.4
3.3. Adornar a igreja – Gn. 24.15-22
3.4. Equipar a igreja – Ef. 6.10ss


4. Impedimentos a manifestacao dos dons

4.1. Incredulidade – Ef. 2.8; Rm. 8.32; At. 2.17
4.2. Falta de interesse – II Tm. 1.6
4.3. Falta de temor, adoração e santidade – Pv. 8.13; Js. 3.5; At. 2.43

5. A utilidade dos dons

5.1. Útil para nos ensinar verdades espirituais
5.2. Útil para o incremento da evangelização
5.3. Útil para o crescimento da igreja

6. Teorias a respeito dos dons

6.1. Os dons são naturais
6.2. Os dons são totalmente sobrenaturais – essa teoria nega o envolvimento humano, afirmando que o Espírito ignora a mente do homem.
6.3. Os dons são encarnacionais – Isto e Deus opera através de seres humanos. O espírito capacita o crente a ministrar de modo sobrenatural acima de suas capacidade humanas.


7. Falsos conceitos em relação aos dons

7.1. Os dons nos são dados não para a nossa exaltação – Lc. 9.46
7.2. Os dons nos são dados não para demonstrar o nosso egoísmo – Lc. 9.49-50
7.3. Os dons nos são dados não para fazermos o que queremos – Lc. 9.52-54


8. A classificação geral dos dons

8.1. Dons de Revelação
• Palavra da sabedoria
• Palavra do conhecimento (ciência)
• Discernimento dos espíritos


8.2. Dons de Poder
• Dom da fé
• Dons de curar
• Dons de operação de milagres

8.3. Dons de Elocução
• Profecia
• Variedade de línguas
• Interpretação de línguas

9. Uma vista geral dos dons

9.1. Aqueles que concedem poder para saber sobrenaturamente – (dons de revelação) Mt. 13.11; I Co. 2.10
9.2. aqueles que concedem poder para agir sobrenaturalmente – (dons de poder)
At. 6.8; 19.11,12; II Co. 10.3-5
9.3. Aqueles que conceder poder para falar sobrenaturalmente – (dons de elocução)
At. 13.9-12; II Ped. 1.21

10. Dons de Revelação

10.1 – A palavra de Conhecimento

Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstancias ou de verdades bíblicas.- cf. At. 5.1-10; 10.47,48; 13.2; 15.7-11; II Rs 6.8-17; 8.7-15; Jô. 2.25; 1.46,47; 4.17,18; 11.4-11; Mt. 21.2; Lc. 22.8-13; 22.34; At. 27.10
• A palavra do conhecimento não e conhecimento natural
• A palavra do conhecimento não e um profundo conhecimento da Bíblia
• A palavra do conhecimento não e conhecer a Deus mediante comunhão com Ele.

10.2 – Manifestação do dom da palavra do conhecimento. No ministério de :
• Jesus – Jô. 2.25; 4.1ss; 11.4-11; Mt. 21.2
• Pedro – At. 10.9-19
• Ananias – At. 9.10ss
• Eliseu – II Rs. 5.21-24

10.2 A palavra de Sabedoria

Trata-se de uma enunciação do Espírito Santo aplicando a palavra de Deus, ou a sua sabedoria, a uma determinada situação – At. 6.3,10; 15.13-21; 27.10, 23-24.
Existem três tipos de sabedoria:
a) Satânica – Ez. 28.12-17; Tg. 3.14-16
b) Humana – Lc. 14.28-32
c) Divina – I Co. 2.6

A palavra da sabedoria no ministério de Jesus:
a) Em sua resposta ao homem avarento – Lc. 12.13ss
b) Nas respostas aos seus inimigos – Mt. 21.25; 22.21,32
c) Nos acusadores da mulher adultera – Jô. 8.1ss

10.3 O discernimento dos espíritos
a) Capacidade especial para julgasse profecias e enunciações proféticas, provem do Espírito de Deus.
b) Poder sobrenatural para detectar o domínio dos espíritos e suas atividades
c) Implica o poder do discernimento espiritual, revelação sobrenatural dos planos e propósitos do inimigo e suas forças.

10.4 O que não é discernimento dos espíritos
a) Não é habilidade para descobrir falha dos outros
b) Não é leitura de pensamentos
c) Não tem relação com a psicologia.
Vide I Jo.4.1-3; At.8.10-13; Lc.13.11-16; Mc.9.25; I Tm.4.1; Ap. 13.14; Jr. 23.21-26
Lc. 8.29; Mt. 24.24.


11. O s Dons de Poder

11.1. FÉ
Fé sobrenatural comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus, para a realização de milagres.

Existe 3 tipos de Fé:
1. Fé natural;
2. Fé salvadora;
3. Fé como um dom do Espírito.

As dimensões da Fé
• Sem fé – Hb. 11.6
• Fé crescente – 2 Ts. 1.3
• Fé pequena – Mt. 14.28-31
• Fé Grande – Mt. 15.21-28


Exemplos específicos:

• O centurião de cafarnaum – Mt. 8.5-13
• Um leproso – Lc. 17.11-19
• Dois cegos – Mt. 9.27-29
• O pai do jovem lunático – Lc. 9.36-50


11.2. Dons de Curar

Restauração da saúde de alguém, por meios sobrenaturais divinos. – cf. Mt. 4.23,24; Jô. 6.2; Lc. 4.40,41, At. 4.30; 5.15,16; 9.32-34.

11.3. Dom de Operação de Maravilhas
Poder divino sobrenatural para alterar o curso da natureza. Consiste de dois plurais: dunamis (façanhas de grande poder sobrenatural) e energema (resultados eficazes). Esse dom pode estar relacionado à proteção, provisão, expulsão de demönios, alteração de circunstancias ou juízo.

11.3.1 Exemplos específicos:
• No ministério de Paulo – At. 13.4-12; 19.11
• No ministério de Pedro – At. 9.36-43
• No ministério de Elias – I Rs. 17.8-16-24; II Rs. 1.9-15
• No ministério de Eliseu – II Rs. 4.38-41,42-44; 6.1-7
• No ministério de Moisés – Ex.15.23-25; Nm. 16.1-21-33
• No ministério de Jesus – Jô. 6.5-14; Lc. 8.22-25
• Vide outros exemplos: Js. 10.12-15; Is. 38.1-8; Ex. 13.17-22

12. Dons de Elocução

12.1. Dom de profecia

A palavra mais usada no sentido de profeta, na língua hebraica, inclui a idéia de: BORBULHAR de uma fonte d’água, TRANSBORDAR de um caldeirão fervendo, ALEGRAR-SE com uma visão, e também, DESCOBRIR A VERADE POR OBSERVAÇAO. Portanto um profeta é aquele que fala em nome de alguém, predizendo a maneira pela qual Deus vai agir no meio de seu povo.

12.1.1 A finalidade da profecia
a) Exortar;
b) Consolar;
c) edificar a igreja.

12.1.2. Existe três tipos de profetas
a) profeta do obvio;
b) profeta da confusão;
c) profeta de Deus.


12.1.3. Exemplos específicos do dom da profecia

a) Agabo profetizou uma grande fome – At. 11.28-30
b) Na igreja de Antioquia havia crentes com esse dom – At. 13.1-3
c) Na igreja de Corinto – I Co. 14.1ss


12.2. Dom de variedades de línguas

Variedade é o mesmo que diversidade(subdivisões, baseadas em ligeiras diferenças) obedecendo sempre um mesmo principio ou fonte. Um exemplo deste dom vemos em At. 2.7-12. Este dom deve ser acompanhado por interpretação de línguas – cf. I Co. !4.5,13,23.


12.3. O dom de interpretação de línguas

Devemos ter em conta que o DOM é sobrenatural e não pode ser interpretado pelo fato de alguém ter aprendido algum idioma humano. Aqui vemos em foco o que é sobrenatural e não o que é natural.



Conclusão: Que Deus nos ajude a manter sempre acessa a chama do Espírito, para que possamos sempre desejar os seus dons e abundar neles para a glória de Deus Pai. Meu amado irmão, busque os dons do Espírito, pois eles te capacitarão de uma maneira gloriosa para o trabalho do Mestre. Amém!