5. As Sete Igrejas de Deus
A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos apóstolos a várias congregações, e que o
cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro
sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Ásia com
instrução para elas e com mensagens proféticas aplicadas aos sete períodos específicos da história da igreja.
Ao mesmo tempo contém mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente.
Graças a Deus porque neste estudo hoje temos a oportunidade de lê-las, estuda-las e ser abençoados com suas orientações.
Mas lembremos que, além de penetrar em seu conteúdo, devemos obedecer a ele ( Apocalipse 1:3 ), e seremos bemaventurados.
3 MENSAGENS EM COMUM
Há alguma coisa em comum nas cartas escritas às sete igrejas: escreve-se ao anjo ou mensageiro de cada uma delas. Em
cada caso, o Senhor Jesus Se apresenta com uma identificação especial adequada às necessidades desse período da igreja.
Por exemplo, ao escrever a Esmirna (era de perseguição e martírio), apresenta-Se como "o que esteve morto e tornou a
viver" ( Apocalipse 2:8 ). Há um elogio que reflete as virtudes de cada período (menos no caso de Laodicéia, devido a sua
mornidão espiritual). Há uma reprovação destinada a ajudar a crescer em áreas débeis da igreja, com exceção do período de
Esmirna (era das perseguições e martírio) e Filadélfia (era do reavivamento). Também se inclui uma admoestação e uma
promessa. As promessas nós as veremos no estudo número 8.
1. Há três declarações de Jesus que aparecem em Suas mensagens a todas as igrejas e que
é muito importante para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três mensagens universais?
A. "Conheço as tuas . . . . . ..." ( Apocalipse 2:2, 9,13,19; 3:1, 8, 15 ).
B. "Ao que . . . . . . ..." ( Apocalipse 2:7,11,17, 26; 3:5,12, 21 ).
C. “Quem tem ouvidos, ouça o que o . . . . . . . . diz às igrejas ..." ( Apocalipse 2:7, 11,17, 29; 3:6,
13.22 ).
Nota: Dessas três declarações, surgem nitidamente três mensagens de Deus para toda pessoa de nosso século: (1) Deus me
conhece totalmente, não posso enganá-Lo. (2) É imperativo vencer; O apóstolo Paulo nos dá a chave: "Tudo posso nAquele
que me fortalece" ( Filipenses 4:13 ). (3) Devo sempre obedecer à voz do Espírito Santo de Deus.
ANALISANDO AS SETE IGREJAS
Veremos os pontos mais destacados da mensagem às sete igrejas, as quais estavam localizadas na província romana da
Ásia, conhecida como Ásia Menor, na atual Turquia. Veja desenho ao final do estudo.
As sete igrejas são a primeira das séries de sete em Apocalipse (7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas, etc.). A repetição abundante
do número sete nos sugere um uso simbólico. O fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, sugere a idéia de que
foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja cristã. O
estudo da história confirma esta idéia.
ÉFESO: ERA DA PUREZA APOSTÓLICA
2. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período profético de
Éfeso? Apocalipse 2:1-7.
A. Elogio: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua . . . . . . . . . . . . ; sei que não podes
suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem ser . . . . . . . . . e não o são, e os achaste
mentirosos;”
B. Reprovação: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro . . . . .”
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Nota: É a época dos apóstolos, durante o século 1. Foi um tempo de grande crescimento. O historiador Gibbons diz que os
cristãos chegaram a ser nessa época uns 6.000.000. Os apóstolos deixaram bem claro, na Santa Bíblia, a pura doutrina de
Cristo.
ESMIRNA: ERA DE PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO
3. Quais seriam as características mais notáveis da época da igreja simbolizada por
Esmirna?
Apocalipse 2:8-11.
A. Elogio: Verso 9 “Conheço a tua . . . . . . . . . e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia
dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.”
Nota: Esmirna representa a igreja desde o ano 100 até o ano 313. Foi o período de horrendas perseguições do Império
Romano contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para esses
fiéis mártires o Senhor não tem reprovação. O período termina com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino
no ano 313.
PÉRGAMO: ERA DE COMPROMISSOS
4. Quais seriam os principais traços do cristianismo durante a época representada por
Pérgamo? Apocalipse 2:12-17.
A. Elogio: "... conservas o Meu . . . . e não negaste a Minha . . ..." ( Apocalipse 2:13 ).
B. Reprovação: "14 entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a
doutrina de . . . . . . , o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel,
introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. 15 Assim tens também
alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas. 16 . . . . . . . . . . . ., pois; ou se não, virei a ti
em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.”
Nota: Pérgamo cobre os séculos IV, V e a primeira metade do VI. Como Satanás não pode destruir a igreja com as
perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos nãoconvertidos
e que conservaram parte de suas idéias. Foi neste período que entraram na igreja os dogmas da: imortalidade
da alma, batismo por aspersão, trindade, guarda do domingo, autoridade da igreja e etc. Esse paganismo todo introduzido
na igreja, foi tirando sua força espiritual, produzindo seus efeitos até os nossos dias.
TIATIRA: ERA DE APOSTASIA
5. Quais seriam os pontos principais da mensagem à época representada por Tiatira?
Apocalipse 2:18-29.
A. Elogio: Verso 19 "Conheço as tuas obras, e o teu . . . . , e a tua . . , e o teu . . . . . . . , e a tua .
. . . . . . . . . . . , e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.
B. Reprovação: Verso 20 "Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa;
ela ensina e . . . . . os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a . . . . . . ;”
Nota: Tiatira representa o período que vai desde o século VI ao XV. É a Idade Média. Jezabel, filha de um rei sidônio,
adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção
religiosa aberta. A igreja se paganizara.
6. Que palavras indicam que ainda ficava um pequeno remanescente? Apocalipse 2:24.
"Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos . . . têm esta doutrina, e
não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei;”
SARDES: ERA DA REFORMA
7. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período
representado por Sardes? Apocalipse 3:1-6.
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A. Reprovação: Verso 1 "... Conheço as tuas obras, que tens nome de que estás . . . . . e estás . . .
. . .”
B. Elogio: Verso 4 “Mas também tens em Sardes algumas poucas . . . . . . . que não contaminaram
as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas."
Nota: Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir
caminho por meio da pregação dos reformadores. Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a
morte de seus fundadores, deixaram morrer grande parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.
FILADÉLFIA: ERA DO REAVIVAMENTO
8. Quais são os traços preeminentes do período da igreja profetizado por Filadélfia?
Apocalipse 3:7-13.
A. Elogio: Verso 8 "Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que
ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto . . . . . . . . . a minha palavra e não negaste o
meu nome”
Nota: Filadélfia, que quer dizer amor fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o
nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas Mundiais. Começa a estudar-se o livro de
Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História.
LAODICÉIA: A ERA PRESENTE
9. Quais são as características profetizadas para nosso tempo, representado por Laodicéia?
Apocalipse 3:14-22.
A. Elogio: Não há.
B. Repreensão: Verso 15 e 16 “Conheço as tuas obras, que nem és . . . . nem . . . . . . ... assim
porque és morno, . . . . . . . . . . da minha . . . . “
C. Conselho: Verso 18 "Aconselho-te que de Mim compres . . . . . provado no fogo, e vestiduras
. . . . . . ... e . . . . . . . para ungires os teus olhos..."
10. Qual é a conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto-suficiente Laodicéia?
Apocalipse 3:19.
"Eu repreendo e disciplino a todos quantos amo. Sê, pois, zeloso e . . . . . . . . . . . . ."
Nota: A triste condição de auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, levaria ao ato de Deus vomitá-la Apocalipse
3:16. Ele ainda faz o último convite ao remanescente, e individualmente apela aos sinceros. Não tolera porém seus erros, e
lhes dirige os mais sérios conselhos Apocalipse 3:17. Todavia, se Lhe abrirmos o coração, e a
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