domingo, 28 de março de 2010

Descendentes de Noé

Noé
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Se procura a visão islâmica deste personagem, consulte: Nuh. Ainda, se procura a sura que leva seu nome, consulte: Nuh (sura).

Noé
Nome hebraico ou grego נח
Pais Lameque
Filhos Sem, Cam e Jafé
Anos de vida 950 anos
Livros Gênesis 5:29 - 9:29

Noé ou Noach (do hebraico נח, "descanso, alívio, conforto" ) é o nome do heroi bíblico que "recebeu ordens de Deus para a construção de uma arca, para salvar a Criação do Dilúvio". De acordo com o Pentateuco, os cinco primeiros livros do tradicional velho testamento da Bíblia escritos por Moises, Noé era filho de Lameque, que era filho de Matusalém, que era filho de Enoque, que era filho de Jarede, que era filho de Malalel, que era filho de Cainan ou Quenã, que era filho de Enos, que era filho de Sete, que era filho de Adão que era filho de Deus.

Seus três filhos mais conhecidos eram Sem, Cam ou Cã e Jafé.

A mulher de Noé (Gênesis 6:18; 7:7, 13; 8:16, 18), segundo a tradição judaica não bíblica, é chamada de Noéma ou Naamá (Na'amah - cheia de beleza) uma mulher cananita. Há quem a identifique como proveniente da descendência de Caim, sendo irmã de Tubalcaim que era filho de Lameque. Por ter sido considerada de menor importância o seu nome, não vem mencionado do Pentateuco ou no Torá, na história de Noé. No livro dos Jubileus, o seu nome é conhecido por Enzara e seria sobrinha do Patriarca.
Índice
[esconder]

* 1 O nascimento de Noé (segundo livro de Enoque)
* 2 História bíblica
o 2.1 O Dilúvio
o 2.2 O repovoamento da Terra
o 2.3 Longevidade de Noé
o 2.4 Descendentes de Noé
* 3 A visão Muçulmana
* 4 Similariedades
* 5 Paralelismo
* 6 Referências bíblicas

[editar] O nascimento de Noé (segundo livro de Enoque)

O nascimento de Noé é relatado no apócrifo de Enoque e relata a história de uma estranha criança. Conta a história que Matusalém escolheu uma esposa para o seu filho Lameque e esta ficou grávida de um filho. Quando este nasceu repararam que era um bebê muito diferente dos outros e o seu pai teve medo. Ao ter medo dirigiu-se ao Matusalém para lhe contar o sucedido e disse-lhe: "Eu tive um filho estranho, diferente de qualquer homem, e a sua aparência é como a dos filhos de Deus do céu; e a sua natureza é diferente e não é como um de nós." (Enoque 106:7)

Matusalém ouvindo isto viajou para longe, ao encontro de Enoque e contou-lhe o sucedido e este ouvindo tudo lhe respondeu: "O senhor fará algo de novo na terra, porque na geração de meu pai Jared, alguns dos Anjos do Senhor transgrediram a palavra de Deus e a sua lei, e uniram-se pecaminosamente com as filhas dos homens e tiveram filhos. Estes filhos resultantes desta união foram gigantes, não de acordo com o espírito mas de acordo com a carne. Por isto, Deus destruirá a terra com um grande dilúvio e haverá grande destruição e castigo. E este filho que nasceu de teu filho será salvo, e os seus filhos com ele. E toda a humanidade restante morrerá." (Enoque 106:13-17)

Os livros de Enoque e esta história não foram aceitos pelos Judeus, porque, segundo a sua doutrina, os Anjos não se poderiam misturar com as mulheres comuns. Além disto, Matusalém não poderia ter feito qualquer menção a respeito de Noé a Enoque, pois este já não podia ser encontrada mesmo alguns anos antes do nascimento de Noé, conforme a Bíblia, no capítulo 5 do Livro de Gênesis, versículos 21 a 29.Afirma-se entretanto que a origem deste episódio, estaria na Bíblia, em uma das interpretações para os versículos 1 e 2 do capítulo 6 do livro de Gênesis.
[editar] História bíblica
Noé amaldiçoando seu neto Canaã, gravura de Gustave Doré (1832-1883).

A história de Noé encontra-se no livro de Gênesis, sendo seu nome mencionado pela primeira vez em 5:29, encerrando com sua morte, em 9:29, com 950 anos. O relato conta que Noé era descendente da linhagem de Sete, e viveu numa época em que as outras linhagens humanas (a partir dos descedentes de Caim e dos próprios parentes de Noé, provavelmente) mostraram-se corrompidas.
[editar] O Dilúvio

Ver artigo principal: Dilúvio

O livro de Gênesis diz que "E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gênesis 6:5) e decidiu eliminar a população provocando uma grande inundação. Porém, resolveu poupar a vida de Noé e de sua família, o qual era um homem justo e achou graça aos olhos do senhor (Gênesis 6:8).

Deus, então, falou com Noé, ordenando-lhe a construção de uma grande embarcação, onde ele reuniria todos os animais da Terra (do hebraico "ארץ" = Eretz. significa região) pelos 40 dias de dilúvio. Noé então reuniu um casal de cada espécie e abrigou sua família no interior da arca. A arca teria repousado nos Montes Ararat (Urartu), atual Turquia, por um período de quase 8 meses até que Deus confirmou o momento que poderiam descer da arca.
[editar] O repovoamento da Terra

A Noé e seus descendentes coube a tarefa de povoar a região. A fonte extra-bíblica de Flávio Josefo detalha em pormenores a descendência de Noé, e quais povos cada um de seus filhos e netos teria dado origem. A vida de Noé após o dilúvio, porém, é curiosamente deturpada pelo alcoolismo. Em certa altura, embebedara-se com o vinho produzido de sua própria videira de tal modo que encontrou-se nu em sua tenda. Seu filho Cam o viu e faz saber aos que estavam fora. Seus irmãos sabendo entraram na tenda de costas para cobrirem Noé sem o ver nu. Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou seu filho Cã e seu neto Canaã, porém abençoando seus outros filhos, Sem e Jafé.

A história de Noé tem forte significado simbólico sobre boa parte da história de Israel, principalmente durante o período da conquista de Canaã narrada no livro de Josué. A maldição de Noé certamente foi usada pelos povos semitas (ou seja, descendentes de Sem, cujos hebreus fazem parte) como justificativa para a conquista da terra de Canaã (ocupada pelos cananeus, alegadamente descendentes de Canaã, neto amaldiçoado de Noé).
[editar] Longevidade de Noé

De acordo com o texto bíblico, Noé teria vivido 950 anos. Tinha 500 anos quando gerou a Sem, Cam e Jafé. Com a idade de 600 anos, enfrentou o dilúvio e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.
Idades dos patriarcas nome ↓ idade ao ser pai ↓ idade ao morrer ↓
Adão 130 930
Sete 105 912
Enos 90 905
Cainan 70 910
Mahalalel 65 895
Jarede 162 962
Enoque 65 365
Matusalém 187 969
Lameque 182 777
Noé 500 950
Sem 100 600
Arpachade 35 438
Selá 30 433
Éber 34 464
Pelegue 30 239
Reú 32 239
Serugue 30 230
Naor 29 148
Terá 70 205
Abraão 100 175
Isaque 60 180
[editar] Descendentes de Noé
Nações bíblicas descendentes dos filhos de Noé Sem ↓ Cam ↓ Jafé ↓
Hebreus Cananeus Gregos
Caldeus Egípicios Trácios
Assírios Filisteus Citas
Persas Hititas
Sírios Amorreus

Os descendentes de Sem eram chamados semitas. Os descendentes de Cam estabeleceram-se em Canaã, no Egito e na África. Os descendentes de Jafé estabeleceram-se, em sua maioria, na Europa e Ásia Menor.
[editar] A visão Muçulmana

5 comentários:

  1. gostaria de saber qual das decendencia de noé povol o brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que procurar saber qual a sua descendência paternal de várias gerações, assim sabendo se veio seus (ta ta ta ...ta ra vôs) se vieram de qual regiões da Terra....assim terá um ideia.....eu acho que tendo uma descendencia de italianos provavelmente teria grande possibilidade de descender de Jafé......mas tudo vai depender de ir mais a fundo pra saber de onde vieram os outros pais e avós dos meus tataravôs...

      Excluir
  2. provalvelmente da decendencia de cã, O povinho sofredor e amaldiçoado!rs
    mas essa maldição ereditaria caiu por terra quando jesus verteu seu sangue na cruz para tds o que creen.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil por ser um povo mestiço , onde Portugal colonizou , então seria Jafé pela parte de Portugal e cam pelos Africanos , agora os indígenas ficou uma incógnita.

    ResponderExcluir
  4. O site HebreuIsraelita.org traz uma matéria muito interessante corroborando e comprovando de maneira Cândida que os Indígenas de várias localidades foram dispersos ou deixados aqui segundo a maneira que a nação israelita caiu em maldição por não terem obedecido aos mandamentos do Criador no relato dos 10 mandamentos, registrados em Êxodo. Por não terem obedecido às ordens D'Ele, em Deuteronômio 28 consta a maldição que os sobreveio, testificando sua dispersão entre as nações. Estes, dividos por suas tribos, constituem os diversos povos indígenas que habitaram as Américas. Para um relato e identificação mais precisa, de uma olhada no site/blogs para uma percepção e compreensão melhor.

    ResponderExcluir